ETIBrasil Empresa de Tecnologia da Informação

 

TELEFONE CONTATO
 

(15) 3263-5004

** Não trabalhamos com representantes comerciais

Escritório Central:
Rua Cel. Eugênio Motta, 301
Centro - CEP 18550-000 - Boituva-SP 

Portal G1-Globo destaca tecnologia da ETIBrasil.

29/05/2016 14h27 - Atualizado em 29/05/2016 15h20

Escolas usam aplicativo que mostra desempenho escolar de estudantes

Unidades municipais em Tietê (SP) e Boituva (SP) adotaram a tecnologia. Aplicativo disponibiliza notas, atividades e frequência escolar aos pais.

Um aplicativo no celular tem auxiliado pais de alunos das escolas municipais de Tietê (SP) e Boituva (SP) a saberem o desempenho dos filhos na escola, além de serem informados pelos professores sobre as atividades escolares, presença ou ausência do estudante e as notas. O aplicativo “Radar Escolar” está sendo disponibilizado gratuitamente pelas Secretarias de Educação e tem como objetivo facilitar o acompanhamento da vida escolar dos estudantes. 

 

De acordo com a secretária de educação de Tietê, Maria Teresa Ribeiro Rodrigues, a ferramenta permite que os professores informem aos pais sobre tudo o que acontece na sala de aula de forma rápida e ágil. “Eles vão ter acesso às notas dos filhos, ao rendimento escolar, além de outras informações sobre saúde e acompanhamento de agenda”, explica.

Ainda segundo a secretária, para os professores, o retorno tem sido satisfatório. “O aplicativo facilitou e tirou todo o trabalho de papelada com relatórios e recados. Agora é tudo colocado no aplicativo, como nota, relatório de aluno e recado para os pais”, conta a professora Juliana Aparecida Infante. 

Segundo Sandra Novaes Franzini Sutilo, diretora de uma escola municipal em Tietê, a ferramenta ainda permite com que os professores também sejam acompanhados. "Dentro do aplicativo tenho a possibilidade de visualizar a situação de cada classe e ver os alunos que estão indo bem e os que não estão tendo bom rendimento. Então, se uma sala está com muitos alunos com dificuldade, eu tenho que refletir sobre o que está acontecendo e pensar se será necessário mudar as estratégias de aprendizado. Esse vai ser o foco para que eu possa estar auxiliando o professor  para que ele possa reverter a situação na sala de aula”, afirma.

Boituva
Em Boituva (SP), o aplicativo já é usado há três anos. De acordo com o secretário de educação Celso Fernando Iversen, a ferramenta apresentou bons resultados  desde sua implantação. “Temos um resultado significativo das avaliações e com certeza essa ferramenta contribuiu muito. Vamos ver futuramente a possibilidade de trabalharmos em conjunto com o Conselho Tutelar e com as promotorias. Vai ser uma ligação de setores à educação”, ressalta.

Desde o ano passado Patrícia Pimenta Bandetini acompanha pelo aplicativo as atividades da filha, de 12 anos, em Boituva. Para ela, o resultado foi positivo. “Você pode acessar em qualquer lugar. Então é rápido e fácil. Mas não substitui a presença do pai na escola. Ele é uma ferramenta para auxiliar, mas o pai tem que ir às reuniões e acompanhar o filho de perto”, afirma.

11/05/2016 19h27 - Atualizado em 11/05/2016 21h20

Alunos, pais e professores de Tietê contam com sistema de acompanhamento escolar on line

Unidades municipais de Tietê (SP) que adotaram a tecnologia mobile Radar Escolar criam evento de apresentação do APP para a família, imprensa e comunidade escolar.

Na última semana, a Prefeitura de Tietê, por meio da Secretaria da Educação, lançou o sistema Radar Escolar. Por meio dele, a vida escolar dos alunos da rede municipal de Ensino podem ser acessadas pelos pais e familiares, professores e demais profissionais da Educação pela internet, via computador ou celular.

O evento ocorreu no salão nobre da escola Lyria de Toledo Pasquali, dirigida pela diretor Sueli Pires, na Cohab, e contou com a presença da secretária da Educação, Maria Teresa Ribeiro Rodrigues; do vice-prefeito Antônio José Viotto (Frafrá) e do diretor da empresa ETI Brasil, Marcelo Zuccarone, responsável pelo sistema.

O Radar Escolar é parte de um Sistema de Gestão Administrativa e Pedagógica que tem o objetivo de integrar todas as informações dos alunos e das escolas, se tornando ferramenta importante para o desenvolvimento da Educação Municipal. Além dos profissionais da Educação, o sistema poderá ser acessado por pais de alunos e entidades como Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria da Saúde.
A implantação do sistema começou há menos de um ano, sendo apresentada pela Secretaria da Educação em julho de 2015. De lá para cá a foi sendo abastecida com dados de todos os alunos de Tietê e no último dia 16 houve a oficialização do início do funcionamento do sistema.

Representando os diretores das escolas municipais, o diretor da escola Eleuterio José Moreira, Roberson Luís Demarchi, disse que o aplicativo possibilita maior parceria entre a escola e a família. “Com o aplicativo Radar Escolar, todos os pais com celulares cadastrados na escola poderão receber informações em tempo real de acordo com ações que o professor julgar necessárias. O filho está indo bem ou apresenta alguma dificuldade em algum contexto, seja pedagógico ou disciplinar? É só enviar um comunicado via celular que os pais do aluno ficarão sabendo no ato”, explicou.

“Mesmo em época de crise, estamos investindo em inovação e qualidade de Ensino. A partir de agora, com o Radar Escolar em funcionamento, a comunicação entre pais e a escola via o aplicativo ficou mais fácil e ágil. A participação dos pais no cotidiano escolar é fator determinante para o bom desempenho do aluno na escola”, comentou a secretária Maria Teresa. O cadastramento dos pais ao sistema Radar Escolar foi feito por meio de comunicado enviado pelo caderno de cada aluno. Os que ainda não se cadastraram podem procurar a secretaria da escola do seu filho e saber mais como o sistema funciona e ainda fornecer os seus dados.

O sistema funciona em três frentes

A primeira facilidade do sistema está diretamente ligada ao aluno e à educação preventiva visto que a tecnologia do sistema capta e reúne informações individuais dos alunos, permitindo ao professor compreender dificuldades pontuais em tempo real e planejar de forma diferenciada as ações com determinado aluno, de acordo com o tempo de aprendizagem que cada criança apresenta na sua individualidade.

Num segundo momento, o sistema ainda possibilita que todo o processo burocrático da rede de ensino seja feito por ele, o que garante melhor aproveitamento do tempo dos educadores. Documentos, relatórios, gráficos, censo escolar, link com órgãos estaduais como GDAE, entre outros, são algumas das vantagens da tecnologia.

Por fim, a plataforma possui ainda o portal do professor, ligado em tempo real com APPs android para celulares e tablets, por meio do qual professores desenvolvem atividades de classe, plano de aulas, chamada online, lançamento de notas, avaliação diagnóstica do aluno, avaliação qualitativa, controle de pontos de participação na aula, explorando de forma inédita todas as facilidades e os recursos presentes na tecnologia Mobile Educacional.

O Sistema de Gestão Administrativa e Pedagógica já está em operação em cidades como Boituva, Pompéia, Alumínio, Caraguatuba entre outras cidades.